SOS Rio Grande do Sul!

Infelizmente, o Rio Grande do Sul enfrenta, o que já é considerado o maior desastre natural dos últimos 40 anos. A maior parte de meu estado, e de minha cidade, Porto Alegre, estão em baixo de água. A enchente já deixou mais de uma centena mortos, mais de 140 pessoas desaparecidas, mais de 700 feridos e mais de 300 mil pessoas desalojadas, sendo que mais de 70 mil pessoas estão em abrigos públicos, conforme o último boletim da defesa civil estadual dia 10/05/2024.  Uma grande parte da população teve que deixar suas casas, perderam tudo, saíram com a roupa do corpo, e muitas famílias, seque terão uma casa para voltar quando a água baixar.


É lamentável, uma tragédia sem precedente, os animais também foram afetados, alguns ficaram presos quando os tutores tiveram que sair às pressas de casa e não puderam leva-los e muitos morreram, outros tentaram se salvar como podiam, até que alguém chagasse para resgatá-los, como é o caso do cavalo Caramelo, que se salvou em cima de um telhado, e muitos cães se salvaram agarrados em muros ou grades. No entanto, a tragédia só não é maior, graças aos voluntários que vieram de todas as partes do país para ajudar no resgate das pessoas e dos animais e, quem não veio enviou barcos, helicópteros, motos aquáticas para auxiliar no resgate.



É comovente ver pessoas ricas como o empresário Pablo Marçal, o surfista Pedro Scooby e uma equipe de 14 surfistas, o Alexandre Frota, o Nego Di, os jogadores do Grêmio e do Internacional, pessoas que podiam fazer uma doação e ficar no conforto de suas casas assistindo pela televisão, mas não, eles estão aqui, no meio da água, trabalhando 20 horas por dia no resgate...mas, estes são apenas alguns nomes que eu sei que estão aqui, porque há muitos outros que a gente sequer sabe seus nomes, pois são milhares de voluntários, trabalhando incansavelmente no socorro às vítimas, ricos e pobres, famosos e anônimos, todos unidos pela mesma causa, a solidariedade. São os verdadeiros heróis da vida real. 


E as doações estão chegando de todas as partes do pais, e até de fora do nosso país, porque pessoas que, talvez, nem saiba direito onde fica o Rio Grande do Sol, mas estão empenhadas em arrecadar alimentos, água potável e dinheiro para ajudar os nossos irmãos do Sul. E, é essa mobilização solidária que nos dá esperanças, e nos faz acreditar que tudo vai passar, e o meu Rio Grande do Sul vai se recuperar, porque temos a ajuda dos nossos irmãos brasileiros. Não há palavras o suficiente no dicionário que possa expressar o nosso agradecimento a esses anjos enviados por Deus para ajudar o nosso povo. 


Eu sou uma, das poucas pessoas de Porto Alegre que não foi atingida pelas águas do Guaíba, porque moro numa região mais alta, então só fui atingida pela falta de água potável e fiquei ilhada, o que não é nada, comparado ao que meus irmãos gaúchos estão passando. Mesmo assim, é muito triste ver amigos e conhecidos que perderam tudo, e muitos perderam aquilo que é irrecuperável, seus antes queridos. A minha cidade e o meu estado estão devastados, e ficou impossível falar sem chorar aqui no Rio Grande do Sul e, eu que sempre escrevi por prazer e por divertimento, este é um texto que eu escrevo chorando. Queria eu nunca ter precisado escrever.


Apesar de tudo, eu sei que o tempo vai passar, o sol voltará a brilhar, o povo gaúcho vai superar essa tragédia e o meu Rio Grande do Sul será reconstruído novamente. Deixo aqui o meu agradecimento a cada voluntário que ajudou, a cada pessoa que doou, a quem orou pelos meus irmãos gaúchos ... sou só uma Gaúcha, mas obrigada a todos de coração.💓🙏
   

 



Nenhum comentário: